As 4 coisas que fazem mais falta quando acabam

por Equipe MasterCard no dia 10/01/2018 | Produtividade  -  Tags: rotina do empreendedor | aumento de produtividade

Um dos conceitos mais fundamentais da economia é a lei da oferta e da procura. Em termos gerais, essa lei diz que damos mais valor às coisas que não temos.

Especificamente no contexto empresarial, alguns itens podem fazer uma grande diferença no seu dia-a-dia. Para te ajudar a não deixar isso atrapalhar sua rotina, seguem dicas de como um bom planejamento pode te livrar de muita dor de cabeça.

1. Clientes
Por incrível que pareça, é extremamente comum vermos empresas que estão tão acostumadas a ter clientes “surgindo”, que simplesmente ficam sem fazer novos esforços de marketing.

Depois que os serviços são entregues ou o mercado passa por um período de vacas magras, a empresa fica sem clientes e o faturamento cai que de forma brusca.

Para evitar problemas nessa área, estudar e aplicar técnicas de marketing e geração contínua de leads é essencial.

2. Know-how de tarefas específicas
Quanto mais específico é o serviço que uma empresa presta, maior a necessidade de especialistas em suas respectivas áreas. Porém, além disso, ainda existem conhecimentos que não são tão especializados assim, mas podem fazer bastante falta se a pessoa responsável entrar de férias, ficar doente ou qualquer outro motivo para ausência, como por exemplo a senha de um determinado sistema ou o procedimento padrão para emitir notas fiscais pelo site da prefeitura.

Nessa frente, ter processos de gestão de conhecimento bem definidos é a melhor forma de evitar que problemas do tipo aconteçam.

3. Informações gerenciais
Convenhamos que é muito chato ter que registrar absolutamente tudo que é feito na empresa. Além da parte financeira, ainda precisamos anotar quando fizemos contato com cada cliente e organizar infinitos projetos de áreas diferentes. Será que não seria mais fácil simplesmente sair fazendo ao invés de toda hora ter que anotar essas informações?

A resposta simples é: não!

Assim como qualquer tipo de prevenção, o controle das informações é chato no momento, mas facilita muito decisões mais pra frente. Por exemplo, como decidir se você deve comprar um novo computador à vista ou parcelado se não tem ideia de como está seu fluxo de caixa?

Para te ajudar nessa área, algo que pode facilitar muito a vida, mesmo de pequenas empresas, é o uso de um ERP ou outro sistema de gestão.

4. Material de escritório
Empresas grandes chegam a possuir departamentos inteiros para garantir que materiais básicos não faltarão. Porém, numa empresa pequena, em que cada um precisa focar muito na sua função, é bem fácil esquecer de coisas básicas como papel higiênico, comida para o lanchinho, cartuchos de impressoras, etc.

Além de combinarem que todos são responsáveis por essas coisas (qualquer um que ver que algo está chegando ao fim avisa), uma listinha de compras pode ajudar na hora de centralizar tudo em um lugar só.

Se tudo for bem planejado, uma excelente dica é fazer as compras pela internet. Hoje em dia temos diversos e-commerces que fazem entregas direto na sua empresa, o que pode facilitar muito a sua vida.

Comentários (0)   exibir 
Deixe seu comentário:
É necessário fazer login para comentar!