Plano de marketing: O erro que você não pode cometer

por Equipe MasterCard no dia 10/10/2017 | Marketing  -  Tags: plano de negócios | estratégia | business plan

Assim como em qualquer outro planejamento, existe um erro muito comum que os empreendedores cometem na hora de montar seu plano de marketing: não tirá-lo do papel.

Quantas vezes você não monta aquele plano perfeito, com tudo explicadinho sobre como ele te ajudará a alcançar seus maiores sonhos? Aí no dia seguinte, aquele plano é arquivado e seu dia-a-dia segue, como se ele nunca tivesse existido.

Agora vamos às dicas para garantir que seu plano de marketing será aplicado no dia-a-dia.

Tenha diferentes horizontes de tempo no seu planejamento

Por mais que alguns videntes digam o contrário, o ser humano é muito ruim em prever o futuro. Isso acontece basicamente pelo planeta ser populado por 7 bilhões de pessoas, com comportamentos imprevisíveis e que podem jogar seu planejamento pelo ralo em um piscar de olhos.

Nessa imprevisibilidade infinita, o melhor a fazer é criar diferentes horizontes para seu planejamento e conforme ele fica mais próximo, mais você detalha onde quer chegar.

Por exemplo, para 5 anos, uma visão do tipo “Ser o maior blog de empreendedorismo do Brasil” é suficiente. Em compensação para um mês, é essencial ser específico do tipo “Quero ter 200 mil visitas, ficando uma média de pelo menos 2 minutos e meio no meu blog“.

Quebrar sua estratégia em curto, médio e longo prazo vai ajudar muito na hora de revisar o seu plano de marketing.

Seja o mais específico o possível na hora de definir seus objetivos

De longe, o erro mais clássico de um plano de marketing é definir objetivos muito amplos. Coisas como “fortalecer marca” ou “aumentar vendas do produto X” são genéricas demais e difíceis de medir.

Se você quer atingir seus resultados, vale a pena seguir a clássica frase de Peter Drucker “O que não é medido não é gerenciado“.

Na prática, isso significa que você deve definir objetivos muito específicos, junto com um prazo para ver se eles foram alcançados.

Por exemplo, “aumentar as vendas” é muito diferente de “daqui a 30 dias medirei o faturamento e ele será 15% maior do que o que tivemos esse mês”.

Garanta que você tem toda a estrutura necessária antes de começar a campanha

Quanto mais você quebra seu plano de marketing em etapas menores, mais fácil de saber o que funciona e o que não gera resultados. Com isso, você revisará o seu plano e terá resultados ainda melhores.

Num caso específico de marketing digital por exemplo. Digamos que você quer fazer uma campanha no Google e outra no Facebook. Não é muito eficiente simplesmente colocar R$500 em cada e falar “Ah, vendi R$2500, então tive um bom retorno.

O ideal é ter uma estrutura no seu site que permita medir exatamente de onde vieram as vendas (normalmente o Google Analytics resolve isso bem). Digamos por exemplo que desses R$2500, R$2000 tenham vindo do Google e R$500 do Facebook. Na próxima campanha, provavelmente você dará mais atenção ao Google do que para o Facebook.

Esse artigo pode te ajudar a montar links específicos para suas campanhas de marketing digital: URL Builder: Meça o resultado de suas newsletters no Google Analytics

Isso não vale apenas no caso do marketing digital. Se você vai fazer uma campanha em outdoor e quer que as pessoas te liguem, crie um ramal exclusivo para aquele outdoor, daí você saberá que as ligações vieram de lá. Se você divulga seu e-mail em panfletos, tenha um e-mail específico para aquela campanha.

E por aí vai.

Simule a medição dos indicadores assim que tiver os primeiros dados

Uma dica de quem já sofreu com isso: teste se sua medição de resultados está funcionando o mais rápido o possível. Por mais que você faça um planejamento bem específico e tome cuidado na hora de configurar os sistemas de medição, erros sempre acontecem.

Por exemplo, no momento em que você fechou a primeira venda, tente rastrear qual anúncio ele viu inicialmente. Isso evitará que você chegue lá na frente e não tenha a mínima ideia de quais frentes de ação te trouxeram maior resultado.

Lembre-se, de nada adianta o melhor plano de vôo do mundo se você está voando às cegas.

Revise constantemente as suas frentes de ação

Agora que você montou um plano específico de onde quer chegar, colocou sua campanha de marketing em prática e está colhendo os primeiros resultados, é hora de ver o planejamento inicial está fazendo sentido.

Se o resultado estiver parecido com o que você previu, ótimo! Sempre vale a pena ver se não é possível conseguir mais, mas já é um ótimo ponto de partida.

Se o resultado está MUITO acima do que você previu, é hora de ser mais agressivo nas suas metas.

Porém, se o resultado foi muito abaixo do previsto, é hora de parar tudo e fazer uma análise do que não funcionou. Será que o erro foi de planejamento ou de execução?

Reunir o time para fazer essa análise e organizar as lições aprendidas é essencial para que na próxima campanha você esteja ainda mais forte.

Conclusão: Entre o mapa e o terreno, escolha o terreno

O exército canadense tem esse lema para avaliar situações que saem diferentes do planejado. Por mais que você tenha estudado e se preparado, se a realidade se mostrar diferente, largue o plano e aprenda com o que está vendo na sua frente.

Por isso, mais importante do que um bom planejamento e uma boa execução, você precisa sempre sentar e avaliar o que foi aprendido naquele período de tempo. Com isso em mãos, você seu plano de marketing será cada vez melhor e, consequentemente, seus resultados.

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